O Oceno Atlântico, na costa da Madeira, apresenta-nos as suas maravilhas. Os pontos de interesse são muitos, e para ajudar temos as áreas protegidas, tais como a Reserva do Garajau, o Ecoparque Marinho do Funchal (onde se encontra o nosso centro de mergulho) e a Reserva das ilhas Desertas.

A topografia marina da nossa ilha, é caraterizada pela ausência de plataforma continental, é por isso que é possível encontrar grandes profundidades a pouca distância da nossa costa. Graças a estas caraterísticas é possível encontrar formas de vida muito interessantes, tais como raias, grandes peixes pelágicos, mamíferos, e tartarugas.

As profundidades, não só ajudam-nos a ter spots de mergulho perto da costa, como também ajuda-nos a observar diversas espécies provenientes do Oceano Atlântico. Ao mesmo tempo temos a possibilidade de visitar diferentes leitos marinhos, mas não só!!!

Além das águas claras, o arquipélago é enriquecido de uma enorme biodiversidade. Ao fim, conseguimos encontrar não só espécies do Atlântico, mas também espécies do Mar Nórdico que têm a nossa ilha o seu limite sul, mas também algumas espécies tropicais que encontram o limite norte da sua distribuição.

Estes são os seguintes spots de mergulho que pode fazer connosco:

 

Map dives emdc feb2016

 

Dive Spot #1-2 - Penha de Françã, Oeste e Este (Eco Park Marine of Funchal)

O nosso mergulho de casa no ecoparque marinho do  funchal, onde poderá fazer os seus primeiros mergulho. Este e Oeste dois mergulhos longos para si! Polvos, Chocos, Moreias, Peixe Rã, Sargos, Salemas, cavalos marinhos, são alguns dos nossos amigos que temos para lhe apresentar…nesta zona, sendo uma antiga parte do porto do Funchal; não é assim tão raro encontrar peças antigas.

 

Dive Spot #3 - Pronto Naufrágio

Um naufrágio mesmo na saída do porto do funchal, perto da nossa base, apesar de não ter a melhor das visibilidades, é rico em vida. Ali podemos encontrar dog fish, Meros, e muitas moreias.

 

Dive Spot #4 - Pontinha (Eco Parque Marinho do Funchal)

Dive Spot #5,6 - Ponta Gorda e Clube Naval (Eco Parque Marinho do Funchal)

5 minutos de barco. As formações vulcânicas subaquáticas constituídas de canyons e paredes, providenciam imensos esconderijos à vida marinha. Aqui pode encontrar imensos tipos de moreias! Provavelmente irá encontrar imensos boga boga fugindo das barracuda. Em suma um mergulho muito divertido.

 

Dive Spot #7 - Lazareto (Reserva Natural do Garajau)

Dive Spot #8 - Mamas (Reserva Natural do Garajau)

Uma viagem de 10 minutos de barco. Aqui encontramos duas enormes formações rochosas que emergem do fundo de areia, separadas 20m uma da outra. Moreias, Barracudas e muitas outras espécies.

 

Dive Spot #9,10 - Garajau (Reserva Natural do Garajau)

Aqui podemos encontrar o nosso amigo Elvis, um mero muito amistoso, o rei do Garajau, numa viagem de 10 minutos... E não estaremos sozinhos, durante este mergulho muitos outros meros virão ao nosso encontro. É possível observar também grupos de barracudas, charuteiros; e com sorte as magnificas raias e mantas.

 

Dive Spot #9,10 - Garajau (Reserva Natural do Garajau)

 

Dive Spot #11 - Parede Garajau (Reserva Natural do Garajau)

 

Dive Spot #11 - Garajau Este (Reserva Natural do Garajau)

 

 

Dive Spot #13 - Arena

À 15 minutos de barco. Encontramos um túnel submerso com 3 saídas, uma aos 16m, outra aos 12m e uma chaminé que nos aos 6m. Mergulho cheio de vida.

 

Dive Spot #14 - Gruta da Ponta de Oliveira

À 15 minutos de barco. Uma gruta com entrada aos 12m de profundidade, com 30m de prolongamento…a surpresa…. Ao alcançar o fim da gruta (no meio do mergulho) podemos subir e chegar a um respirador.

 

Dive Spot #15 - Bluehole

À 20 minutos de barco. Uma gruta com entrada aos 8m e saída aos 20m. Uma exploração variada e interessante.

 

Dive Spot #16, 17 - Reis Magos (Oeste e Este)

 

Dive Spot #16, 17 - Caniçal

 

Dive Spot #19,20,21 - Cabo Girão, Calheta, Bom Rei Naufrágio "Bowbelle"

Boebelle era um arieiro que se afundou em 1996. Podemos encontra-lo há perfundidade entree os 24 metros e os 33 e torna-se um mergulho bastante interessante como a historia pela qual fcou mais conhecido...em 1989 embateu no barco de rio, "Marchioness", no Rio Tamisa e que, deste desastre, resultaria em 51 mortos.

De que é que estás à espera? Vem mergulhar...a nossa equipa espera por ti!!!  ;-)

 

  MG 4500 copy lr